YOGA – Um Caminho Para a Felicidade

YOGA é um antigo sistema filosófico que teve sua origem na Índia há mais de 5000 anos.

O Yoga se difundiu chegando ao ocidente e se espalhando por todos os lugares.

Hoje em dia, é difícil encontrarmos alguém que nunca tenha ouvido falar em Yoga. Pode até não saber o que significa, pode nunca ter praticado e pode, ainda, nunca vir a praticar, mas já ouviu falar.

Até porque, a própria mídia se encarrega disso inserindo o Yoga em sua programação como novelas e filmes.

Yoga Nosso de Cada Dia

O que é então, YOGA?

É uma filosofia ou, estilo de vida, que utiliza várias técnicas, através das quais o Ser Humano evolui como um todo, tanto no âmbito físico, como mental e espiritual.

Durante as aulas regulares de Yoga são praticados Mantras (cânticos), Asanas (posturas físicas), Pranayamas (exercícios respiratórios), Concentração e Relaxação.

O praticante de Yoga que mantém uma prática regular e constante desfruta de inúmeros benefícios, tais como: adquire saúde e vitalidade, equilibra as suas emoções, desenvolve a mente, ampliando sua capacidade de raciocínio e clareza, melhora a postura física, refina e amplia a sua consciência, tornando-a mais sutil.

Porém, nada acontece de uma hora para outra, como num passe de mágica.

O Yoga é algo gradativo no qual cada pessoa vai aos poucos conhecendo as verdadeiras necessidades do seu corpo e da sua mente.

Uma mesma postura pode ser executada em seu grau máximo de perfeição por uma pessoa, enquanto outra fica no primeiro estágio da postura.

Porém os benéficos podem ser os mesmos, tanto para um quanto para o outro dependendo somente do estado de consciência de cada praticante durante a realização da postura.

Recomendamos, portanto, que cada pessoa respeite os limites do seu corpo, que respeite a sua essência, que busque conforto nas posturas e, principalmente, que mantenha a consciência naquilo que estão fazendo, no aqui e agora. Pois o momento presente é o nosso ponto de poder. Nada podemos fazer com o passado e não temos qualquer certeza sobre o futuro.

Onde podemos verdadeiramente atuar, interferir, é no presente.

Outra coisa importante: em Yoga não temos pressa.

O que mais conta é manter a regularidade da prática e estar sempre presente no que estamos fazendo, escutando a linguagem do corpo, sendo gentil com ele, aprendendo a se colocar numa posição de observador da própria mente, sem julgamentos e sem apego, diminuindo assim as flutuações mentais.

Enfim, precisamos praticar o Yoga físico sim, para cuidar da saúde do corpo, para nos sentirmos bem, mas não apenas o Yoga físico, afinal nós temos também uma mente para cultivar, temos uma mente que nunca para de dialogar.

Precisamos entendê-la para podermos torná-la serena e tranquila.

Só com a mente tranquila podemos ter paz e bem-aventurança.

E somente estando em paz é que podemos acender pontos de luz em nossa vida, os quais vão nos guiar no caminho da evolução da nossa consciência.

Muitas pessoas definem Yoga como sendo a união do Ser individual com o Ser Divino, a união do homem com Deus.

E quando digo isso não importa se você acredita ou não em Deus.

Quando digo encontro com o Divino quero dizer um encontro muito especial com o melhor de nós mesmos, com aquela parte que existe em todos nós, que está acima do bem e do mal, onde não existe dualidade, nem questionamentos, nem dúvidas, a nossa essência verdadeira e pura.

E o Yoga nos pega pela mão e nos conduz, passo a passo para esta conexão, para esta união do nosso Ser sofrido, estressado e atribulado pelas contingências da vida moderna, com a melhor parte de nós, a nossa luz interior, a nossa verdadeira natureza, a nossa essência divina.

O Yoga é o caminho para o equilíbrio, a paz, a felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima